Notícias

Equivalente ou Similar?

Equivalente ou Similar?
06/06/2018

EQUIVALENTE OU SIMILAR?

 
Com o avanço tecnológico, uma grande oferta de novos produtos, muitas vezes inovadores, e principalmente para o nosso ramo da construção civil passou a ser oferecido em uma velocidade muito rápida.
 
Na maioria das vezes o usuário do produto não consegue acompanhar o surgimento das novas marcas, ou de tipos de produtos e até novos conceitos.
 
Por isso, normalmente uma marca de referência é considerada e um equivalente ou similar é solicitado para apresentação da cotação comercial.
 
Porém precisamos entender que, quando dizemos que um produto é similar ao outro, não estamos dizendo que também são equivalentes. Os conceitos de similaridade e equivalência são diferentes.
 
Considerando um produto qualquer como referência, podemos dizer que um similar a ele será usado para a mesma finalidade, mas, não possuirá, obrigatoriamente, as mesmas características técnicas. Mas, se eu quiser um produto equivalente à minha referência, aí sim teremos um produto que não é só usado para o mesmo fim, mas, que também apresenta as mesmas características técnicas e/ou propriedades físico-químicas de catálogo.
 
É importante entender a diferença, pois em um exemplo simples, podemos dizer que um selante de silicone acético é similar a um selante de silicone neutro. Ambos têm a mesma finalidade de vedar dois ou mais substratos. Mas, não poderíamos dizer que são equivalentes. Cada um tem suas particularidades, tipos de aplicação diferentes, substratos compatíveis diferentes, que fará com que o usuário ora opte por um, ora opte por outro.
 
Portanto, a finalidade deste post é de orientarmos a você leitor, que é importante dispender tempo de estudo em relação ao produto que será especificado, verificar as características, finalidades e consultar o fabricante sobre suas aplicações e limitações. Assim você terá maior êxito na solução final.
 
Conte conosco para contribuir com sua obra.
 
Eng. Luiz Eduardo Antinossi Pereira

FACEBOOK