Notícias

Cuidados com a Colagem de Espelhos

Cuidados com a Colagem de Espelhos
22/03/2019
Assim como nos projetos de envidraçamento estrutural, infelizmente muitos aplicadores entregam a responsabilidade da colagem apenas para o selante, sem qualquer bom senso e pior, sem qualquer uso de conhecimento científico para uma aplicação que requer alto índice de segurança. Um espelho ou painel de qualquer material mal colado pode machucar e até levar a óbito. Muitas vezes ignoramos essas situações pelo automatismo de nossas vidas e isso é traumático para todos.
 
Por isso, tomo a liberdade de contar algumas coisas que julgo ser de extrema importância e relevância para vocês ao vender ou usar nosso produto, que é excelente e altamente qualificado para aplicações de colagens. Mas, é claro, como qualquer caso, há limitações.
 
Apesar de eu sempre dizer que não há norma para instalação de espelhos que quantifique como usar o selante químico e quanto usar para cada tamanho de espelho, é bem verdade que existe sim uma norma brasileira para instalação de espelhos... é a NBR 15.198:2005. Ela prevê várias situações que podem ajudar e orientar na instalação de um espelho, mas, não informa realmente como deve ser feita a aplicação química.
 
Em caso de aplicação mecânica, ela descreve melhor a aplicação. E para a aplicação química ela apenas especifica o tipo de produto e também orienta em seu item 4.8 a) aspectos de segurança deixando claro que “toda e qualquer instalação de espelho deve garantir condições mínimas de resistência mecânica e segurança, sendo de responsabilidade do projetista assegurar estas condições”.  Ainda nesse parágrafo, informa que, “para efeitos de segurança, instalações com espelho comportam-se da mesma forma que instalações com o vidro comum. Devem, portanto, seguir as recomendações da ABNT NBR 7199”.
 
Nossa orientação, assim como na própria norma é de que procure nossa equipe técnica através do e-mail contato@dvflex.com.br ou procure um engenheiro mecânico para calcular as condições mínimas de segurança, seja para fixação química ou mecânica.

Recomendamos aplicações de colagem para espelhos somente com uso de nosso selante para painéis de até 3m². Acima disso, recomendamos o uso de presilhas mecânicas. Mesmo assim, é necessário o acompanhamento de um projetista experiente em projetos de espelhos ou painéis maiores de 3m².
 
Portanto, para as aplicações até 3m², considerando espelhos de no máximo até 6mm de espessura, sugerimos que sejam feitos cordões na vertical com DVFLEX® PREG ESPELHOS E CUBAS de 6 a 8mm de diâmetro e distanciamento de 8-10cm entre cordões.

Conforme item 4.8 b) da norma NBR 15.198:2005, “entre o espelho e o substrato, deve ser permitida a circulação de ar. Deve existir uma folga de no mínimo 3 mm para permitir uma boa ventilação”. 
 
Além disso, conforme item 4.8.2 da norma NBR 15.198:2005, “todos os adesivos devem ser aplicados em filetes na vertical, nunca na horizontal, de modo a permitir o fluxo de ar de baixo para cima, evitando o acúmulo de umidade no verso do espelho. ”
 
A ancoragem do espelho é crucial para uma aplicação de sucesso. DVFLEX® PREG ESPELHOS E CUBAS precisa de 24 a 48 horas de ancoragem, dependendo do peso do espelho e da umidade relativa do ar para que ele tenha sua pré-cura sem esforço de movimentação.

Para utilização de fita dupla face juntamente com o DVFLEX® PREG ESPELHOS E CUBAS, não se deve eliminar o processo de ancoragem das primeiras 24-48 horas se houver dúvidas de que o selante sofrerá um mínimo esforço mecânico.
 
Não nos responsabilizamos por aplicações fora dessas instruções. Em caso de dúvida, não hesite em entrar em contato com nossa equipe técnica através do contato@dvflex.com.br
 
Caso tenha ficado alguma dúvida, fico ao inteiro dispor para quaisquer esclarecimentos,
 
Um abraço,

Eng. Luiz Eduardo Antinossi Pereira
Diretor Técnico Dvflex

FACEBOOK