Notícias

Epóxi Estrutural - Mil e uma utilidades!

Epóxi Estrutural - Mil e uma utilidades!
27/06/2018


Adesivos estruturais a base de epóxi são produtos utilizados para colar e aderir elementos de forma estrutural, que quer dizer que é para suportar grandes cargas. A alta variedade de substratos que ele pode aderir confere excelente desempenho como elemento de ligação, principalmente entre concreto velho e novo e entre barras de armadura e concreto, e, quando empregados, conferem aderência SUPERIOR à resistência do concreto e da argamassa. 


O produto vem acondicionado em duas embalagens: resina e endurecedor. Para colar e chumbar em grandes superfícies, o produto tradicional vai se apresentar com consistência fluida e espalhar bem para penetrar nos furos e cavidades de piso. Mas, existem outras versões que podem ser: tixotrópico, bem pastoso para trabalhos na vertical ou na parte inferior de uma viga ou painel, por exemplo. Ou ainda pode ser autonivelante e bem líquido para trabalhos que necessitem a injeção do mesmo.


Um dos segredos deste produto e que faz com que ele seja tão versátil é que é extremamente fácil de se usar. Deve-se inicialmente homogeneizar bem cada componente e depois apenas misturar o conteúdo da lata pequena (B) na lata maior (A), até formar uma mistura homogênea. Normalmente isso ocorre por volta de 3 minutos. Para colagens, recomendamos aplicar uma camada de aproximadamente 2mm com pincel, trincha ou espátula, observando se toda a área está completamente recoberta e se o produto está penetrando bem os poros.



As vantagens de se usar esse produto são grandes, pois além de conferir elevada resistência à compressão (Dvflex Epóxi Estrutural: 40Mpa em 24horas e 70Mpa em 7 dias), tem perfeita aderência a concreto velho e secagem rápida.


Observe os vários campos de aplicação para esse produto:

 
  • Fixar apoios estruturais;

  • Ancorar cabos;

  • Fazer colagens entre elementos pré-moldados;

  • Juntas de concretagem (juntas frias);

  • Fixar chumbadores, calhas e guias, na horizontal e fundo de vigas e lajes;

  • Reparos em arestas de concreto aparente, trincas ou quaisquer defeitos superficiais;

  • Colagem entre concreto velho e concreto novo.


Atualmente temos visto vários profissionais da área de esquadrias de alumínio, ou serralheiros, que utilizam o epóxi para fixação de guarda-corpo em trabalho de fechamento de varanda, ou de corrimão. Ou seja, é um produto extremamente versátil.

Precisando de ajuda em sua obra, conte conosco.

Eng. Luiz Eduardo Antinossi Pereira.

FACEBOOK